Projeto de Lei que reduz jornada de trabalho de assistentes sociais é aprovado no Senado

5 de Agosto de 2010

PL aguarda agora a sanção do presidente Lula.

POR ZEMA RIBEIRO

Assistentes sociais brasileiros tiveram ontem importante vitória durante sessão no Senado Federal. O plenário da casa aprovou, aproximadamente às 20h50min, o PLC 152/2008, popularmente conhecido pela categoria como PL 30 horas.

Aproximadamente 3.000 profissionais e estudantes de Serviço Social mobilizaram-se durante todo o dia, em frente à Esplanada dos Ministérios, pressionando os senadores a votar o projeto de lei, que segue agora para a sanção presidencial.

“Foi a vitória mais linda que conseguimos nos últimos anos para a profissão.  Resultado de uma luta coletiva, ela materializa o tema que trouxemos para o CBAS, “lutas sociais”, e demonstra a importância da mobilização da categoria junto aos movimentos sociais em defesa das condições de trabalho da classe trabalhadora. Hoje é o direito de uma classe trabalhadora que está sendo conquistado”, afirmou Ivanete Boschetti, presidenta do Conselho Federal de Serviço Social. O CBAS, a que ela se refere, é o Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, que Brasília sedia este ano, em sua 13ª. edição.

“Milhares de assistentes sociais em todo o Brasil trabalham em situações precárias, por 40 e até 44 horas semanais. Trabalhamos viabilizando direitos, frente a situações por vezes dramáticas e graves que atingem parcelas significativas da população brasileira. Estamos expostos ao stress e riscos para a saúde”, continuou. Ainda segundo ela, a aprovação do PL não acarretará prejuízos a quem precisa do Serviço Social: “Com a redução da jornada de trabalho novos profissionais poderão ser contratados para atender a população”.

Além do trabalho do CFESS, Ivanete Boschetti elogiou ainda a ABEPSS, CRESSs e ENESSO, pela mobilização da categoria.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do CFESS)

Leia matéria no site do CFESS.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: