Destaques das lutas sociais recebem homenagem do CRESS/MA

18 de Maio de 2010

Personalidades e instituições receberam a comenda Maria Aragão por sua destacada atuação nas lutas sociais no Maranhão. Homenagem aconteceu durante o encerramento do 31º. Encontro de Assistentes Sociais do Estado do Maranhão.

No último sábado, 15 de maio, foi comemorado o Dia da/o Assistente Social. Na data, no SESC Turismo, Olho d’Água, o Conselho Regional de Serviço Social – 2ª. Região/MA, junto à categoria, encerrava o 31º. Encontro de Assistentes Sociais do Estado do Maranhão.

Era o terceiro dia de discussões e debates acerca de diversas questões de interesse de profissionais e estudantes de Serviço Social. João Pedro Stédile (do MST Nacional), Wagner Cabral (professor de História da UFMA), Guilherme Zagallo (relator nacional da plataforma DHESCA), Maria Ozanira Siva e Silva (coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão), Marina Maciel, Josefa Batista Lopes (professoras do PGPP/UFMA), Ivanete Boschetti (presidenta do CFESS) e Andréia Everton (presidenta do CRESS/MA) foram alguns dos nomes que enriqueceram os três dias de intensas atividades.

As conferências, mesas e oficinas giraram em torno de temas como Lutas sociais frente à crise do capital: demandas e desafios ao Serviço Social; Transformações contemporâneas e lutas sociais no Maranhão; Demandas contemporâneas e os desafios ao exercício profissional na Assistência Social, Previdência, Saúde e Campo Sócio-Jurídico; e A política nacional de estágio da ABEPSS e seus rebatimentos na formação profissional; entre outros. Profissionais e estudantes apresentaram ainda trabalhos inscritos no encontro.

Maria Aragão – O encerramento do 31º. Encontro de Assistentes Sociais do Estado do Maranhão homenageou ainda diversas instituições e personalidades de atuação destacada no fortalecimento das lutas sociais no Estado. Foram homenageados o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), Cáritas Brasileira Regional Maranhão, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA), Departamento de Serviço Social (DESES) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), o líder político Manoel da Conceição, o Padre Victor Asselin, o jornalista, cantor e compositor Cesar Teixeira e as assistentes sociais Ieda Batista (in memoriam), Lourdes Leitão e Sandra Torres.

“A médica e militante comunista Maria Aragão é um exemplo importantíssimo de dedicação às lutas sociais e a busca por romper com as desigualdades. Emprestar seu nome a essa comenda é também uma forma de homenageá-la, ela que bem traduz o tema deste 31º. Encontro”, comentou Andréia Everton, Conselheira Presidenta do CRESS – 2ª. Região/MA.

O dia da/o assistente social terminou em samba: a categoria confraternizou-se saboreando uma feijoada – de que Maria Aragão também tanto gostava – ao som do Regional Feitiço da Ilha.

Redação: Zema Ribeiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: