Lançamento da campanha “Lutar por direitos, romper com desigualdades” integra programação de aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

10 de Dezembro de 2009

Também acontecerão debate sobre questão agrária e relançamento de livro do Pe. Victor Asselin, sobre o tema no Maranhão.

O Serviço Social brasileiro, através do conjunto CFESS/CRESS, encampará, em 2010, a campanha “Lutar por direitos, romper com desigualdades”. No Maranhão, seu lançamento oficial será dia 10 de dezembro, às 14h30min, no Auditório Che Guevara, do Sindicato dos Bancários (Rua do Sol, 413/417, Centro, São Luís/MA).

A atividade integra uma programação construída por diversas organizações, em comemoração ao aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos – que completa 61 anos em 10 de dezembro. Na mesma tarde de lançamento da campanha, uma mesa debaterá a luta pela terra no Maranhão e acontecerá ainda o lançamento de uma nova tiragem do livro Grilagem, Corrupção e violência em terras do Carajás, do Pe. Victor Asselin, originalmente lançado em 1982 (veja a programação completa no e-flyer). A obra, que tem como autor um dos fundadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT), continua, infelizmente, atualíssima. O lançamento da nova tiragem de Grilagem tem como principal objetivo estimular o debate sobre a grilagem de terras no estado.

A articulação da campanha com este debate tem por objetivo refletir sobre a particularidade do tema no Maranhão, onde a questão da terra é fator de origem e reprodução das desigualdades, de forma que a luta pela efetivação de direitos não pode desconsiderar as questões do acesso à terra, dos diferentes modelos de produção agrícola e da vida digna no campo.

Além do Conselho Regional de Serviço Social – 2ª. Região (CRESS/MA), são organizações promotoras da celebração de aniversário da DUDH, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (Consea/MA), Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Fmsan), Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST/MA), Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), Fórum Estadual de Direitos Humanos (Fedhma), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional NE V (CNBB), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN) e o Comitê Estadual de Combate à Tortura (CECT).

Vasta programação marca a celebração de aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos em São Luís

SERVIÇO

O quê: lançamento da campanha “Lutar por direitos, romper com desigualdades”, integrando a programação de celebração de aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).
Quem: o Conselho Regional de Serviço Social – 2ª. Região (CRESS/MA) e diversas organizações sociais maranhenses.
Quando: dia 10 de dezembro (quinta-feira), às 14h.
Onde: auditório Che Guevara, Sindicato dos Bancários (Rua do Sol, 413/417, Centro).
Quanto: grátis.
Maiores informações: pelo telefone (98) 3222-7676.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: